Pular para o conteúdo

Viajante I – Alexandre Lorenzetto

15 de outubro de 2009

DSC00727

Alexandre Lorenzetto é biólogo, com Mestrado em Áreas Naturais Protegidas pela Universidade Autônoma de Madri-Espanha. Apesar da pouca idade, 32 anos, já coleciona uma grande experiência em viagens, tanto na América do Sul, como na Europa e o norte da África. É biólogo consultor atualmente, e além da paixão pelo montanhismo, pelo ambientalismo é também adepto das viagens. Alexandre contou-nos um pouco de suas andanças:

CeE-Você ainda pratica o montanhismo?
Sim, sempre que posso
CeE-Faz parte da diretoria da Federação?
Já saí da Federação Paranaense de Montanhismo, a uns 3 anos. Porém sigo de ouvinte e “palpiteiro”.
CeE-Quando você viajou para a Europa?
Apenas 2 vezes em 2006 e em 2008-2009
CeE-Onde ficou e quais países conheceu?
Espanha, Itália, Bélgica, Inglaterra, França, Suíça, Andorra,
CeE-Quais as cidades mais interessantes que você conheceu?
Das cidades onde andei e pude conhecer mais a fundo, gostei muito de Madri e de cidades pequenas nos Pirineus, isso na Espanha. Na Itália gostei muito das cidades da Sardenha e França de cidades nos Alpes, como Chamonix.
CeE-Você foi bem recebido, como brasileiro? Sentiu dificuldades? Preconceitos?
Em absoluto, sempre fui muito bem recebido por onde estive. Ao contrário do que as pessoas me diziam, gostei bastante do trato. Obviamente sabendo que estava em uma condição “especial”, de estudante estrangeiro… e isso pode ter feito um pouco a diferença no trato. Em termos gerais, vi muito, porém não senti “na pele” o preconceito, a xenofobia e outros fenômenos que ocorrem ali no velho mundo.
CeE-Você praticou o montanhismo na Europa?
Muita escalada, principalmente na Espanha. As altitudes são irrelevantes neste caso, pois só estive em escaladas ou caminhadas de montanha que chegavam próximos ou passavam um pouco dos 3000 m. Como é o caso de algumas montanhas do Pirineu espanhol.
CeE-Por onde andou na América do Sul?
Mais na Argentina, onde tive a oportunidade de morar e trabalhar e no Chile. Alguns outros países, como Paraguai, com suas belas paisagens, só tive a oportunidade de conhecer por cima.
CeE-Esteve no Aconcágua? Chegou a escalar? Como foram suas experiências?
Estive de voluntário no Parque Provincial Aconcágua, onde pude ajudar os Guarda-parques em seu trabalho, em uma temporada inteira (que são os meses mais quentes do ano)
Cee-Esteve na Patagônia?
Na Patagônia, tive a oportunidade de morar em uma bela casa, na divisa entre Argentina e Chile. Fiquei por ali mais de 6 meses e pude desfrutar um pouco da vida patagônica.
CeE-Qual sua experiência mais marcante como viajante?
Chegar, ver um lugar novo sempre é uma ótima experiência.
CeE-Quais seus planos para futuras viagens?
Gostaria de conhecer melhor lugares que já conheço, inclusive aqui no Brasil ou mesmo no Paraná (meu estado). E Conhecer muitos outros países que ainda não conheço.
CeE-Qual conselho você daria para quem quer começar a viajar?
Se não tiver dinheiro e emprego fixo, como eu, você certamente terá mais maleabilidade de tempo. Assim que, busque um caminho mais além do turismo normal de massa, seja buscando possibilidades como voluntário em projetos de pesquisa, seja em programas específicos de Parques Nacionais, etc… sempre existe um jeito de conseguir conhecer a fundo um lugar, ter uma ótima experiência e quem sabe, até mesmo deixar algo em retribuição à sua visita… que não seja somente seu dinheinho em pacotes turísticos plastificados e sem graça (na minha sincera opinião). Viaje mais leve, com o mínimo possível e se possível sem rumo definido.

No comments yet

Deixe um comentário